28 junho 2005

Tudo em seu tempo - 1º Tema

O prazo está aberto e dentro de poucas horas novos textos estarão inundando estas páginas. O período para postagem termina terça-feira, dia 28 à meia noite. Não sei quanto aos outros, mas estou ansioso para ver os resultados. Desde já quero deixar claro que não se trata de concurso, mas sim um outro meio de liberar a criatividade. Achei legal essa idéia para ver qual a visão de cada um sobre o mesmo tema, talvez eu fale como fã que sou de cada um dos participantes. Apesar de já estarem aparecendo os desfalques, acho que poderemos continuar. A idéia do prazo foi estabelecida para que possamos manter uma certa produtividade.

O tema sugerido por mim é a seguinte notícia de jornal:

Tragédia: Simba foi morto pelo domador após atacar menino no picadeiro, durante apresentação que era vista por cerca de 400 pessoas

Notícia:
Leão ataca menino em circo em Restinga Seca Criança de oito anos sofreu ferimentos leves quando se encostou em uma grade durante a apresentação do felino LUIZ ROESE/ Agência RBS/Restinga Seca
A sétima apresentação do Circo Rodeio Búfalo em Restinga Seca, região central do Estado, estava perto de terminar no domingo. Por volta das 22h30min, estava se encerrando o número do leão Simba, que, entre outras coisas, passa pelo meio de círculos de fogo. O palhaço já havia anunciado a próxima atração, a "gineteada com pôneis", o que despertou a atenção da garotada. Neste momento, um menino de oito anos foi atacado pelo leão.
Salvo pelo domador, o garoto está fora de perigo. O felino foi morto na seqüência pelo tratador com dois choques. Cerca de 400 pessoas assistiam ao espetáculo.
O menino Ralf Israel da Silva, que havia ido ao circo com o tio Valmir Lopes Castro, 33 anos, foi alertado pelo palhaço para o show dos pôneis e se levantou de seu lugar. Segundo testemunhas, ele teria subido na grade de dois metros de altura que separa o público do picadeiro. Quando Ralf procurava os pôneis, foi surpreendido.
- Quando eu vi, o bicho já estava em cima de mim e me puxou. Pensei que ele ia me matar. Pedi socorro para o meu tio - relatou a vítima no final da manhã de ontem, deitada numa cama do Hospital de Caridade São Francisco, em Restinga Seca.
Imediatamente, o domador Juliano Kunz Moura, 33 anos, deu um choque elétrico com um artefato semelhante ao usado na lida do gado. O leão recuou. Quando o animal se preparava para dar o segundo bote, foi atingido novamente.
- O aparelho acabou travando na boca do bicho, talvez por causa da umidade. Não consegui desprendê-lo, e o Simba acabou morrendo - conta Moura, que chega a chorar quando fala do companheiro de cinco anos de idade e de 220 quilos.
O garoto foi retirado do picadeiro pelo tio e levado ao hospital. Teve apenas ferimentos leves por causa das mordidas que levou no pescoço e nas costas. A previsão é de que ele tenha alta até amanhã.
A mãe dele, a secretária Jucelaine de Castro Brito, 35 anos, acredita que o circo não teve os cuidados necessários:
- A grade de proteção é muito baixa, e não havia ninguém cuidando para as crianças não chegarem perto.
O titular da Delegacia de Polícia Civil de Restinga Seca, Jun Sukekawa, acredita que houve negligência por parte do circo, que permitiu que o menino chegasse até a grade.
- Pelos depoimentos até agora, a tendência é indiciar os responsáveis pelo animal por lesão corporal culposa, por causa da falta de cuidado.


Abraço a todos e bom trabalho.