23 julho 2005

Fase terminada - 3º Tema

Após o término de mais uma etapa do projeto Círculo do Poder, é chegada hora de propor um novo tema. Desta vez, quem se responsabilizou por esta tarefa foi o Marcelo que sugeriu a notícia de jornal transcrita abaixo:
Diário de Santa Maria 12/07/2005


Gente
Situação do camaronês pode ser definida hoje

A Embaixada de Camarões em Brasília já entrou em contato com o Juizado da Infância e da Juventude de Santa Maria para falar sobre o garoto de 15 anos que chegou à cidade na sexta-feira. O jovem, nascido no país africano, teria viajado como clandestino em um navio até a Argentina. Depois de sete meses vivendo na cidade de Rosario, ele resolveu vir para o Brasil por causa da discriminação que diz que sofria.

A embaixada prometeu ao juiz da Infância e da Juventude, Luciano Barcelos Couto, que daria uma posição hoje sobre a situação do jovem. Segundo o magistrado, a embaixada ficou de passar um fax ao juizado com a resposta. A representação camaronense também já teria entrado em contato com o Departamento de Imigração da Argentina, para saber qual era a situação do africano naquele país. Saber a história do garoto é fundamental para ter uma noção se ele poderá ficar no Brasil.

O Diário também entrou em contato com a embaixada e recebeu uma resposta semelhante: hoje será dada uma posição oficial sobre o caso.

Enquanto isso, o menino vai se acostumando com a convivência com os novos amigos do Lar Metodista. Já jogou futebol e participou de uma roda de samba. Ontem, ele foi examinado por um médico. Não foram divulgadas informações sobre como foi a consulta nem se ele apresentou algum problema de saúde.

Muitos querem ajudar o garoto

As manifestações de carinho já começam a se multiplicar. Muitas pessoas estão ligando para o Lar Metodista, oferecendo-se para ajudar o jovem. Já haveria, inclusive, um santa-mariense interessado em adotá-lo.
Abraço a todos